Marketing

Por que sua estratégia de marketing não está obtendo resultados: 3 motivos essenciais

Há longos anos, tenho trabalhado na área de Design e Marketing Digital e tenho presenciado o surgimento em massa de “especialistas” na internet, abrangendo todas as áreas imagináveis. Não cabe a mim questionar a qualidade das dicas oferecidas, mas é inegável que vivemos na era do “faça você mesmo”. É comum encontrar empresários que se desdobram em múltiplas tarefas, tentando cuidar de tudo. Quando se trata de marketing, a situação não é diferente. No entanto, após certo tempo, eles percebem a necessidade de recorrer a consultorias externas para impulsionar o crescimento de seus negócios.

Com isso em mente, gostaria de apresentar os três principais motivos pelos quais sua estratégia de marketing pode não estar obtendo resultados satisfatórios:

MOTIVO 1:

Muitos empresários reconhecem a importância de utilizar a Internet como ferramenta de divulgação e marketing, mas se sentem perdidos com a quantidade de opções disponíveis. Websites, campanhas no Google AdWords, SEO, SEM, Facebook, fanpages, e-mail marketing, Twitter, Instagram, Google Meu Negócio, FourSquare, LinkedIn, blogs, entre outros. O erro crucial está em querer abraçar tudo ao mesmo tempo. Nem todas essas opções são viáveis, sendo necessário avaliar quais realmente têm potencial para cada tipo de negócio. Por exemplo, um restaurante local pode abrir mão do LinkedIn, Twitter e até mesmo do e-mail marketing inicialmente, concentrando-se em investir no Facebook, Google AdWords e FourSquare, que provavelmente trarão resultados mais rápidos.

Da mesma forma, uma empresa de comércio com uma extensa base de clientes e muitos anos de experiência pode direcionar seus esforços para boletins informativos e newsletters, a fim de reconquistar clientes antigos, ao mesmo tempo em que utiliza o Google AdWords para atrair novos clientes em potencial.

MOTIVO 2:

Na era do “faça você mesmo”, muitos empresários tentam acumular funções e acabam não se saindo bem em nenhuma delas. É o caso daqueles que cuidam das vendas, prestam serviços, criam seus próprios sites usando ferramentas gratuitas, criam uma fanpage e saem publicando conteúdo indiscriminadamente, configuram suas próprias campanhas no Google AdWords, enviam informativos por e-mail de forma convencional, atualizam outras redes sociais pelo celular e, posteriormente, acabam sofrendo com ansiedade crônica e precisam de terapia.

A recomendação aqui é buscar profissionais especializados. Um site profissional, uma campanha de Google AdWords bem elaborada e um boletim informativo utilizado de maneira estratégica têm muito mais chances de sucesso.

MOTIVO 3:

Outros empresários entendem que não podem fazer tudo sozinhos, mas acabam delegando tarefas a pessoas inadequadas ou inexperientes. É comum vermos colaboradores do setor de vendas assumindo responsabilidades de marketing. Essas pessoas geralmente não conseguem pensar estrategicamente, relacionando as necessidades da empresa aos resultados desejados, e muitas vezes não executam as tarefas corretamente. Um excelente colaborador do departamento de vendas pode ser péssimo na diagramação de um boletim informativo, por exemplo, ou pior ainda, quando se trata do design de um site.

CONCLUSÃO:

O “faça você mesmo” pode acabar sendo mais prejudicial do que benéfico. Já tentou pedir a um pedreiro para realizar o trabalho de um eletricista e observar o resultado? Eu já, e foi um desastre… risos. Ou imagine um encanador aplicando gesso em uma parede. Cada um deve se manter em sua área de expertise, como diz o ditado. Se você busca resultados concretos, é melhor buscar profissionais especializados, que darão tiros certeiros, em vez de tentar acertar tudo com os profissionais errados.

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